terça-feira, novembro 21, 2006


A 4 dias de fazer um mes que estou em Angola,hoje, TIVE UM DIA MAU!!!! Um dos rapazes que trabalha aqui na produtora, o Orlando, teve um acidente de mota. Para que entendam, em Angola ninguem tem seguro no carro ou na mota, ou na bicicleta, ou...O transito é caótico a todas as horas em todas as ruas da cidade e a grande maioria dos condutores circula sem ter carta de condução.Aqueles que a têm, apenas metade tiveram aulas de código e condução, o que significa que são muito poucos os que sabem verdadeiramente os sinais, as regras de código, as prioridades, o respeito na estrada...Bom, Orlando ia de mota e um sócio em sentido contrário resolveu virar e levou-o á frente...
Soube da noticia, peguei no meu carro e fui ter com ele...A confusão estava montada aí no local do acidente...mas o importante era levá-lo para o hospital pois não mexia as pernas.Chegámos á clinica e, á entrada da mesma, os médicos só para abrirem a porta para nos deixarem entrar já somos obrigados a pagar.Se não tiveres dinheiro morres á porta. Não se confundam que é literalmente verdade!!! MORRES Á PORTA, POIS NEM SEQUER TE TOCAM.Entrámos lá para dentro depois de pagarmos 4000 Kwanzas (50 euros) e o Orlando foi examinada por uma médica ou pseudo-médica.OK...vamos fazer Raio-X ás pernas e para isso pagas outra vez, mas antecipadamente. Primeiro tens que pagar 3700 Kwanzas(40 euros) e só depois te fazem a radiografia.Depois, tocou-nos esperar e esperar e esperar pelo Ortopedista que cobrou 6000 Kwazas (60 euros) para olhar para as radiografias ás escuras e dizer que tinha que pôr gesso.Um gabinete simples, com condições demasiado básicas para o preço que pagámos. Terminada a odisseia á saída da clinica sou abordado por uma senhora que me diz que ainda tenho que efectuar outro pagamento, pois os 6000 Kwanzas do ortopedista não incluem o "tratamento".Respondo que tudo bem...e pergunto quanto era, quando ela me respondeu que o "tratamento" são 33000 Kwanzas (350 euros)....??? O qué??? Qual tratamento? Se o médico apenas pôs o gesso? E mesmo assim parecia um aprendiz de ortopedia...!
33000 Kwanzas é um assalto á mão armada...Imaginem pagar 350 euros para meter gesso numa perna...Pois é!!! É inacreditável...mas mais uma vez...É literalmente verdade!!! Disse-lhe que não pagava, que era um roubo,...e ela quis fazer negocio particular comigo...Resolver o valor ali...dar-lhe a tão afamada GASOSA a ela e tudo ficava ali...Telefonei para a empresa e um dos admnistradores foi á clinica acertar as contas e pagar os 33000 Kwanzas...!!!
Angola é um país sem principios...sem respeito pela condição humana, de sanguináreos que se alimentam da desgraça dos outros, um país sem solidariedade. Todos querem pisar o visinho, ganhar á conta do amigo, cobrarem suborno a quem não tem nem comida para matar a fome....VERGONHOSO...e não são os brancos a roubar e a explorar os brancos...Isto é coisa de negros!!! UMA VERGONHA...e ainda mais num pais que tem riqueza pa caralho...!!!...Bom...Tou chocado com o que vi, com o que assisti, com o que vivi hoje. Resta-me concluir que: Os angolanos não gostam dos angolanos!

3 comentários:

Isa disse...

se te serve de consolo um gajo tb regateia os preços exorbitantes que os hospitais cobram nos EUA, no hospital de Stanford. regateias e pagas menos, parece terceiro mundista mas passa-se assim mesmo, na CA.

mas n morres à porta de um hospital, se n tens seguro declaras que és pobre e és tratado condignamente.

enfim, belo filme esse... coragem e força amigo, o terceiro mundo n é fácil. mundo nenhum é fácil...

bjs gds

Anónimo disse...

já não vinha ver o teu blog à uns dias, e logo apanhei o teu dia mau...Enfim, pensa que o Orlando apesar dessa injustiça toda, vai de certeza ficar bom, porque tem amigos como tu! Bjs muito grandes para ti e as melhoras do Orlando!

Isa disse...

Olá inês, caneco! bjs